Goleiro morre após partida amadora em Barra do Piraí
O jogador de futebol amador, Armando Vieira de Souza Santos, de 33 anos, morreu no domingo (1º), em Barra do Piraí, no interior do Rio, após passar mal no intervalo do jogo de um campeonato amador. Nas imagens da partida, publicadas no canal oficial da organização do evento, é possível ver o momento em que o goleiro cai no gramado.
Armando era jogador do Real F.C., equipe de Vassouras-RJ, que disputa a “Copa Barra do Piraí Amador 2024”, organizada pela Liga Desportiva de Barra do Piraí . O campeonato era realizado no campo do Royal Sport Clube, no bairro Santana.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o time adversário cobrou falta e o goleiro fez a defesa. Na cobrança de escanteio é possível ver nas imagens que Armando começa a passar mão na região abdominal. Ao fim do primeiro tempo, por volta de 12h30, ele caiu no gramado, preocupando os companheiros de equipe, que tentaram ajudar.
Sem ambulância no local do jogo, uma viatura do Samu foi acionada e chegou alguns minutos depois. Ele foi levado para a Santa Casa de Barra do Piraí, que fica a somente quatro minutos de onde a partida foi disputada.
Segundo a Prefeitura de Barra do Piraí, Armando não resistiu e morreu horas depois, no início da noite. Confira a nota:
“O paciente foi atendido na Santa Casa, realizou exames, foi definido por realizar cirurgia pois havia hemorragia intra abdominal. No meio da cirurgia o rapaz teve uma parada [cardíaca] e foi reanimado. Infelizmente no CTI ele teve outra parada e não resistiu”
O corpo de Armando foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Três Poços, na cidade vizinha, Volta Redonda, no dia seguinte. A previsão para a conclusão do laudo é de 10 dias.
Sem ambulância no local
Por se tratar de um evento com menos de 1.500 pessoas, não havia a obrigação legal da presença de uma ambulância durante o evento. No entanto, a Liga Desportiva de Barra do Piraí chegou a solicitar uma viatura previamente através de um ofício enviado à Diretoria de transportes
A Prefeitura de Barra do Piraí também explicou, em nota, o motivo da ausência da ambulância e do tempo de espera até a chegada do Samu. Veja abaixo:
“A Liga fez a solicitação de ambulância para o jogo, diretamente à Diretoria de transportes.. O profissional que estava no plantão do dia, precisou atender uma demanda que surgiu na Secretaria, porém era tempo suficiente para retornar e seguir com a ambulância para o local. Ocorre que houve um atraso na primeira demanda que gerou atraso na ida da ambulância.”
A tomada de decisão por iniciar a partida sem a presença da ambulância é dos organizadores, no entanto é fundamental reafirmar que não havia obrigação da presença de ambulância;
PRINCIPALMENTE, a ausência da ambulância não foi determinante para a conduta e o desfecho do caso, ou seja, o tempo resposta não interferiu na gravidade e no lamentável falecimento do atleta.
O caso foi registrado na delegacia de Barra do Piraí, que segue apurando os fatos.
Jogos prosseguiram normalmente
Sem a noção exata da gravidade do fato, a agenda de jogos continuou normalmente pelo campeonato amador. O segundo tempo da partida entre Real F.C. e Bairro Santo Antônio foi realizado e outros dois jogos transcorreram na sequência.
– Eles estavam jogando quando a gente chegou lá. No momento em que a gente chegou, ele tinha acabado de começar a passar mal. Aí a gente chegou, mas a gente pensou que estava tranquilo, que não tinha acontecido nada demais – disse Jorge Luiz, jogador que entrou em campo depois do incidentep com Armando.
Segundo a Prefeitura de Barra do Piraí, a previsão é de que o campeonato tenha continuidade, com mais uma rodada, no próximo domingo.