O Governo do Rio lançou, nesta terça-feira (1º), um aplicativo que permite ao cidadão checar se um celular já foi roubado ou furtado anteriormente. A medida tem como objetivo coibir o comércio de aparelhos ilegais e facilitar o bloqueio, além de ajudar na devolução às vítimas.
O Celular Seguro RJ, que também permite cadastrar um celular como regular, está disponível nas lojas de aplicativo para Android e iOS. O lançamento aconteceu no Palácio Guanabara com a presença do governador Cláudio Castro e o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi.
“Os crimes de roubo e furto incomodam muito a população, causando muito transtorno às vítimas. Essa é mais uma importante ferramenta para combater o crime. Com esse aplicativo, a própria população consegue contribuir com a segurança pois, logo que o cidadão adquire um celular, ele consegue verificar se há algum tipo de restrição. O aplicativo é atualizado em tempo real pelas delegacias de todo o estado”, disse Felipe Curi.
A ferramenta será integrada à plataforma gov.br e permite a consulta gratuita a partir do IMEI, número de identificação de cada aparelho. Com isso, o cidadão deve checar o número, digitando *#06# na discagem do celular, e verificar no aplicativo se há alguma restrição. Também é possível cadastrar os aparelhos da família para acompanhar a situação de cada dispositivo.
Durante as abordagens, policiais poderão consultar o IMEI e inserir uma restrição caso o celular tiver sido roubado. Com isso, uma base de dados com informações da Polícia Civil e da Anatel serão atualizadas em tempo real.
“Esse aplicativo é mais um marco da modernização do nosso Estado e do fortalecimento da atuação das polícias através da tecnologia. Estamos trabalhando para combater todo tipo de crime, mas estamos muito atentos a enfrentar o que a população teme. Hoje, os celulares guardam dados importantes das pessoas, informações pessoais, além dos recursos financeiros, dados bancários, e o furto e o roubo de celulares é hoje um dos principais motivos de insegurança na população”, destacou Cláudio Castro.
Operação Rastreio
Durante o evento, o governador reforçou a importância da atuação da Polícia Civil, que realizou, nesta terça-feira, o ‘Dia D’ da Operação Rastreio, que combate roubo, furto e receptação de celulares. Até o momento, foram 53 presos e 453 aparelhos apreendidos. Desde o início da operação, em maio, já foram recolhidos cerca de 2,3 mil dispositivos. De acordo com o Governo do Rio, a ação é a maior iniciativa do Estado contra a cadeia criminosa envolvida no roubo de celulares e comercialização dos aparelhos ilícitos.
Durante a operação, usuários foram intimados e tiveram 72 horas para devolver os telefones adquiridos de forma irregular. Ao todo, mais de 3 mil pessoas fizeram a entrega, evitando a responsabilização criminal.