Último adeus a Francisco: papa dos pobres – Barra Mansa Notícias


O papa Francisco foi enterrado neste sábado, 26, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, anunciou a Santa Sé. Este é o primeiro sepultamento de um pontífice fora do Vaticano desde Leão XIII em 1903. O enterro ocorreu às 13h30 locais (8h30 no horário de Brasília) durante uma cerimônia íntima presidida pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, na presença de familiares do jesuíta argentino, informou o Vaticano.

O corpo do pontífice foi levado em cortejo pelas ruas de Roma após a Missa das Exéquias, comandada pelo cardeal decano Giovanni Battista Re na Praça de São Pedro. No “papamóvel”, o simples caixão seguiu em direção à Basílica de Santa Maria Maior, passando por pontos simbólicos de Roma, como o Coliseu, o Fórum romano e a Igreja Il Gesù, sede da ordem dos jesuítas, da qual Francisco fazia parte.

O túmulo é fiel à imagem de simplicidade que ele construiu para si mesmo: feito de mármore da região do norte da Itália, de onde sua família é originária, e com “Franciscus” como única inscrição. O público poderá visitá-lo a partir de domingo, 27.

O sepultamento encerrou o pontificado de 12 anos do primeiro papa latino-americano, que defendeu os migrantes, o meio ambiente e a justiça social. “Ele não foi apenas o papa, foi a definição do que é ser humano”, afirmou Andrea Ugalde, de 39 anos, vinda de Los Angeles. “Mudou a Igreja, defendeu os doentes, os sem-teto, os pobres e até os animais”, acrescentou.



Compartilhar
WhatsApp
Mais previsões: Tempo 25 dias

Motoboy Barra Mansa e Volta Redonda