VR: Motociclista é flagrado transportando criança sem capacete – Guia Comercial Sul Fluminense


Uma operação conjunta realizada pela Guarda Municipal e a Polícia Militar vem reforçando a segurança de Volta Redonda. As ações buscam coibir irregularidades que possam comprometer a segurança viária, salvar vidas e combater situações que possam contribuir para a prática de crimes. Somente nesta semana, foram 16 autuações por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além das autuações, cinco motocicletas e um automóvel em situação irregular foram removidos ao depósito público municipal. As abordagens ocorreram em diferentes pontos da cidade.

Entre as infrações flagradas estiveram: condução de veículo com lacre de identificação violado; condutores inabilitados – sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH); além de motocicletas circulando sem retrovisores – equipamento obrigatório de segurança –, com escapamento modificado ou em mau estado de conservação, como pneus carecas.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou a importância da atuação integrada e da fiscalização permanente como ferramentas de prevenção à criminalidade e proteção à vida.

“O nosso objetivo é salvar vidas. Essas operações conjuntas são fundamentais para retirar das ruas veículos irregulares que podem ser utilizados por criminosos para a prática de delitos como assaltos; além de condutores que colocam em risco a própria vida e a de terceiros, provocando, em muitos casos, os acidentes de trânsito”, afirmou o secretário, lembrando o número de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas e atendidas pelo Hospital São João Batista (HSJB) sofreu um aumento de 25% em 2025, em comparação com 2024.

“Muitas pessoas acham que saber dirigir é colocar um veículo em movimento, mas não é só isso, mas principalmente: conhecer e respeitar as regras de trânsito, valorizando a sua vida e a do outro. Vamos seguir atuando para garantir mais segurança no trânsito, bem como coibir práticas ilegais que colocam em risco a vida da população e a ordem pública”, enfatizou Coronel Henrique.

Já na manhã desta quinta-feira (15), guardas municipais flagraram um homem conduzindo uma Honda Biz branca, transportando uma criança de três anos de forma irregular na Avenida Benedito Vitalino, no bairro Santa Cruz. O menino estava sentado entre as pernas do condutor e não utilizava capacete, situação que colocava em risco a integridade física da criança.

Diante da irregularidade, os agentes fizeram a abordagem e constataram que o condutor possuía diversas infrações registradas na CNH, e que a motocicleta tinha outras irregularidades. As autuações foram aplicadas ao motociclista e o veículo removido ao depósito público municipal.

Fotos: Divulgação/Semop.
Secom/PMVR