A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), a Operação Tetra, com o objetivo de combater a importação irregular de produtos químicos controlados utilizados na produção de drogas ilícitas. A ação resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão, realizados em São Bernardo do Campo (SP), na residência de um dos principais investigados.
A operação é fruto de uma investigação que teve início em agosto de 2022, após a Receita Federal identificar e reter um carregamento de aproximadamente 9 kg de tetracaína, proveniente da China, que tinha como destino o município de Volta Redonda (RJ). A substância, apesar de ser um anestésico, tem sido usada como insumo para o preparo de entorpecentes.
Com a apreensão, a Polícia Federal foi acionada e iniciou uma série de diligências que culminaram na operação desta quarta-feira. Durante as buscas, os agentes federais apreenderam documentos falsos, dois discos rígidos, dois celulares e documentação empresarial que, segundo a PF, pode estar relacionada ao esquema criminoso. Todo o material será submetido à perícia técnica.
O principal alvo da operação é um homem de 38 anos, natural de Amambai (MS). Ele foi preso e encaminhado à delegacia da Polícia Federal em Volta Redonda, onde teve a prisão em flagrante formalizada. Em seguida, será transferido para o sistema prisional do estado.
O suspeito vai responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e uso de documento falso. As penas, somadas, podem ultrapassar 25 anos de reclusão.
O nome “Operação Tetra” faz referência direta à tetracaína, substância central na investigação e cada vez mais presente no mercado clandestino como parte da composição de drogas ilegais.
A Polícia Federal reforça que ações como esta fazem parte de um esforço contínuo para coibir o tráfico de drogas e o uso de produtos químicos controlados com fins ilícitos.