Vassouras – Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que os problemas de saúde são responsáveis por cerca de 15% dos acidentes de trânsito. Em 2022, aproximadamente 170 mil sinistros de trânsito registrados nas rodovias brasileiras tiveram como causa principal ou secundária a condição de saúde dos motoristas, resultando em 70,8 mil feridos e quase 8 mil mortos, um aumento de 28% em relação ao ano anterior.
Pensando nisso, a K-Infra, concessionária responsável pela Rodovia Lúcio Meira (BR-393), participará no dia 20 no Posto Lampião, localizado no km 125 da BR-393, ao lado da Praça de Pedágio P-01, em Sapucaia, do evento Saúde na Estrada, promovida por uma rede de postos de combustíveis. O evento integra a iniciativa itinerante de saúde e responsabilidade social da Ipiranga e tem como foco o cuidado com a saúde e o bem-estar dos caminhoneiros e das comunidades próximas aos postos Ipiranga em todo o país. A concessionária apoiará a ação com a disponibilização de uma ambulância e veículos de apoio para sinalização no local.
O Saúde na Estrada visa integrar o motorista, a Saúde Pública e a Segurança no Trânsito, promovendo exames e orientações essenciais para que os caminhoneiros possam manter sua saúde em dia e, assim, dirigir com mais segurança. Entre os serviços oferecidos estão a aferição da pressão arterial e o monitoramento do diabetes, além de orientações sobre a importância de estar atento aos sinais do corpo para evitar acidentes.
MAL SÚBITO – O mal súbito, por exemplo, é uma condição que pode surgir sem avisos e levar a acidentes graves. Fatores como dor no peito, batimentos cardíacos acelerados, mal-estar, falta de ar, entre outros, podem ser indicadores de problemas mais graves. Já o alto índice glicêmico e o diabetes crônico afetaram a visão e a capacidade de ocorrência, aumentando o risco de colisões. Além disso, o cansaço e a má qualidade do sono, problemas comuns entre os caminhoneiros, também são fatores que prejudicam o aumento de acidentes.