Cidades realizam campanha de vacinação contra febre amarela

Pelo menos 6 cidades do Sul do Rio e Costa Verde estão realizando a campanha de vacinação contra a febre amarela. Confira abaixo quais são os locais de aplicação do imunizante.
É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus transmitido por mosquitos. A doença pode atingir qualquer pessoa não vacinada, mas alguns grupos têm maior risco de desenvolver formas graves da doença, como pessoas imunossuprimidas, crianças e idosos.
A maioria das pessoas melhora após os sintomas iniciais, mas algumas podem desenvolver uma forma grave da doença. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 20% a 50% das pessoas em forma grave podem morrer.
A vacina é recomendada para pessoas entre 9 meses e 59 anos de idade, principalmente para quem mora, trabalha, vão viajar ou se deslocar para áreas rurais como florestas, de mata ou até com circulação viral comprovada. Já entre o público a partir de 60 anos, deve ser avaliada a relação risco-benefício.
Um caso de febre amarela é considerado suspeito quando uma pessoa sem histórico de vacinação ou com status vacinal desconhecido apresenta sintomas da doença (confira alguns do sintomas abaixo).
Confira os principais sintomas de febre amarela
- Dor de cabeça intensa (especialmente na região acima dos olhos);
- Dores musculares; dor lombar;
- Calafrios;
- Mal-estar;
- Náuseas;
- Icterícia;
- Ou sinais de sangramento.