A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), irá ofertar um curso de âIntrodução à Segurança do Trabalhoâ, gratuitamente para pessoas com deficiência (PCDs). A iniciativa tem como objetivo promover inclusão e ampliar oportunidades de qualificação voltadas à segurança e à prevenção em ambientes empresariais. Para isso, a SMPD está realizando uma pesquisa para definir o melhor horário de funcionamento da capacitação.
Durante a primeira reunião de planejamento, realizada com Eduardo Menchise, que é engenheiro de Segurança e responsável pela condução das aulas, foram definidos os principais aspectos pedagógicos e estruturais do curso. A qualificação terá duração de seis meses, com aulas duas vezes por semana (segundas e quartas-feiras), cada uma com 2h30 de duração, totalizando 48 encontros. O conteúdo será introdutório, com foco em sensibilização e práticas de prevenção, não possuindo caráter técnico.
Entre as definições metodológicas estão o uso de linguagem clara e acessÃvel, atividades práticas ao final de cada bloco temático, momentos de reflexão no inÃcio e no encerramento das aulas, além de adequações de acessibilidade conforme as necessidades identificadas dos alunos.
O curso está previsto para começar no inÃcio de 2026 e as aulas vão acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), com o horário final a ser definido conforme o resultado da pesquisa.
De acordo com o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Whashington Uchôa, o curso representa mais um passo na construção de oportunidades reais de inclusão profissional.
âNosso objetivo é preparar as pessoas com deficiência para novas oportunidades no mercado de trabalho, oferecendo conhecimento e experiências práticas em um ambiente acessÃvel e acolhedor. Essa pesquisa é importante para que possamos organizar o curso de forma que atenda da melhor maneira possÃvel a todos os participantesâ, destacou o secretário, acrescentando que a capacitação será uma oportunidade de aprendizado e inserção social, fortalecendo a atuação da prefeitura no compromisso com a inclusão e a capacitação de pessoas com deficiência.
Pesquisa â Os interessados em participar podem colaborar respondendo à pesquisa disponÃvel no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzzeE11KRk7138G1P1joULRJUOAlR6jiKnQyzPtwLaZjd0pQ/viewform. Além de nome e contato telefônico, o participante também deve informar o tipo de deficiência que possui e o perÃodo para realização das aulas (entre manhã, tarde e noite).
Sobre o instrutor â Eduardo Menchise é engenheiro de Segurança, com mais de 15 anos de experiência em prevenção de acidentes e promoção de ambientes corporativos seguros. Autor do livro âAuditoria Comportamental – Guia para melhoria contÃnua em segurança do trabalhoâ, atua também na formação de pessoas com deficiência, adaptando conteúdos técnicos com linguagem acessÃvel e foco na inclusão.
Fotos de Adriana Cópio â Secom/PMVR.