País – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou, na manhã deste domingo (22), na Cúpula do Futuro, evento da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Durante a fala, Lula destacou pontos como a fome no mundo, mudanças climáticas, conflitos geopolíticos, questões armamentistas e pediu maior protagonismo do Sul Global na cúpula da ONU.
“Todos esses avanços serão louváveis e significativos, mas ainda assim, nos falta ambição e ousadia. A crise da governança global requer transformações estruturais. A pandemia, os conflitos na Europa e no Oriente Médio, a corrida armamentista e a mudança do clima escancaram as limitações das instâncias multilaterais”, afirmou o presidente.
Pacto pelo Futuro
A ONU espera que líderes globais sinalizem a adesão ao Pacto pelo Futuro, um documento de 42 páginas com metas e compromissos para, nas palavras da organização, “garantir um futuro mais justo, seguro e sustentável”. O Brasil enfrenta um momento delicado com queimadas e incêndios florestais em todo país. Lula deve retornar ao Brasil na quarta-feira (25), após a finalização dos compromissos nos Estados Unidos, já que a viagem acontece em um momento delicado.